quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

UMA PROPOSTA INTERESSANTE: O USO CORRETO DA MÚSICA NO CULTO

No mês de janeiro, nossa Escola Bíblica Dominical entrou em recesso. Deixe-me explicar isto. Nossa EBD é formativa, ou seja, uma escola bíblica que trabalha com uma grade curricular. Dentre as matérias temos: Classe "Ana Benvinda" (com revista da Cultura Cristã), Catecúmenos (O que cremos e o que somos para os novos convertidos), Dons e Ministérios (descobrindo o seu lugar no corpo de Cristo), Antigo Testamento, Novo Testamento e Cosmovisão Cristã.

Iniciamos este projeto aqui na Primeira Igreja de Porto Velho faz três anos. A Escola possui uma equipe composta por uma diretoria, coordenadores pedagógicos e professores que ao longo do tempo estão sendo preparados para a formação de novos membros e de pessoas que entendam bem qual o seu lugar no serviço a Deus no uso de seus dons e qual a sua identidade não apenas denominacional, mas também, teológica e cosmovisão cristã.

Como a grade de cada disciplina tem dia e hora para começar e encerrar, a nossa Escola Bíblica Dominical Formativa não para. Por isso, estamos oferecendo no mês de janeiro um curso na área de musica e teologia do culto que visa esclarecer como também melhorar o entendimento correto do uso da musica no culto solene. Veja abaixo o que estaremos estudando:

Tema: Qual é o lugar da musica no culto?

1. O que é culto?
2. Por que culto solene?
3. O que se deve fazer no culto solene? (Os elementos de culto)
4. Qual é o papel da música no culto solene?
5. O que é música?
6. Conhecendo um pouco da música (aprendendo a notação musical e a partitura)
7. Aprendendo a cantar no culto solene
8. O uso apropriado de instrumentos e estilos musicas no culto
9. O que cantar no culto solene?
10. Um pouco de história da música e a sua influencia nos modelos de cultos em nossos dias
11. Qual a nossa proposta para a música no culto solene?


Pretendemos fazer isto ao longo de cada período apropriado em nossa Escola Dominical. Isto vai levar tempo e requer um pouco de paciência. Orem por nós e por esse projeto a longo prazo em nossa igreja local.

2 comentários:

  1. Como posso adquirir esses estudos???
    Sou Ministro de Música da IP de Alto Jequitibá - MG e estamos precisando de material para nossos estudos de Departamento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eudes, tenho esse material apenas esboçado em slides do PowerPoint. Ainda estou preparando um texto mais conciso e melhor elaborado. Assim que ficar pronto eu lhe envio. Boa parte do material que usei o conteúdo está publicado no blog

    ResponderExcluir