quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O QUE VOCÊ SENTE POR JESUS?

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.


Filipenses 2: 5
 
O que você sente por Jesus? Você está apaixonado por ele? Sente cólicas por ele? Sentimento errado esse! Paulo nos mostra o que você deve sentir por Jesus. Na verdade a palavra sentimento como se aplica em nossos dias não é adequada ao significado deste texto bíblico. Paulo, na verdade usou a palavra pensamento. O texto bíblico no português pode ser assim: “tende em vós o mesmo pensamento que houve também em Cristo Jesus”. Faz muita diferença a aplicação do texto quando descobrimos o sentido original das palavras e expressões bíblicas.
Então, o que você deve sentir por Jesus? Ou a pergunta de forma mais precisa é, O que você deve pensar por Jesus? Não estamos falando apenas do aspecto intelectual, das ideias teorizadas sobre o Jesus histórico, mas estamos tratando de um sentimento que é produzido de forma racional na mente de todos os que verdadeiramente amam Jesus. Paulo está falando do estado de humilhação de Cristo. Para ser mais preciso na expressão de Paulo vejamos está versão: “tende em vós o mesmo pensamento modesto que também houve em Jesus”. Agora fez diferença para você qual o sentimento que você deve alimentar por Jesus?

Vamos a aplicação. Que tipo de sentimento você alimenta no culto solene a Deus? Aqui detectamos um sério problema no uso da música na adoração a Deus. As pessoas estão deliberadamente se expressando a Deus com delcarações perigosas e comprometedoras. O critério usado para tal expressão de sentimento em suas músicas religiosas é o padrão de elogio que elas acham ser correto. arrisco-me a dizer que o tipo de elogio e afetividade que elas expressam a Deus é o mesmo que elas desejam receber dos outros se é que já não o fazem.

Vamos a uma comparação inevitável. Uma música muito conhecida no meio evangélico diz:

Abra os meus olhos Senhor
Abra os meus olhos Senhor
Quero te ver
Quero te ver

Exautado sobre o céus
Brilhando a luz da Sua Glória
Derramando amor e poder
Pois tu és santo santo santo

Quero te ver
Quero te ver
Quero tocar
Quero te abraçar
Quero te ver

Note o tom religioso e sentimental usado nesta música. Sei que muitos de vocês vão me repudiar por tal comparação. Mas, não tem como fugir da realidade e da própria verdade aqui evidenciada. este é um dos vários cânticos aberrantes que predomina nos cultos evangélicos. Ela expressa uma declaração suicida daqules que a cantam em seus cultos. Precisamos ler com mais atenção os salmos e aprender com eles como devemos nos expressar na presença de Deus. Não peça para ver a Deus senão você morre! Não peça para tocar em Deus e muito menos abraça-lo senão você será fuminado (Ex 33: 18-23; Jo 1: 18; 1Tm 6: 16)!

Que tipo de sentimento você deve alimentar sobre Deus? Não anulando que inevitavelmente devemos expressar a nossa afetividade por Deus, mas Paulo trabalha isto de maneira correta. Devemos pensar e agir conforme Jesus. Jesus se humilhou, se tornou homem se expondo a todos perigos, sofrimentos e males por causa dos nossos pecados. Jesus se submeteu a todo o rigor da lei inclusive o castigo que ela anuncia: a morte de cruz. Jesus foi totalmente obediente ao Pai. Jesus foi humilde.

Em vez de você sentir uma apaixonite aguda e sem sentido por Jesus, humilhe-se diante de Deus (Tg 4: 6-10). Arrependa-se de seus pecados. Cante e toque canticos e hinos que falam da santidade de Deus de modo que isto cause vergonhe e tristeza pelos seus pecados. Cante a nessecidade de obedecer e amar mais a Palavra de Deus. Alimente uma afetividade saudável e bíblica por Jesus em sua adoração pública. Cante a Palavra!

 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário